Gênero literário: Ficção científica


Oi, pessoal! Hoje é nosso último papo sobre gênero literário! Passamos por todos (ou quase todos) gêneros e adoramos conversar com vocês sobre cada um deles! :)

Bom, o papo de hoje é sobre ficção científica (normalmente abreviado para SF, FC, sci-fi ou scifi). Esse é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais.

A ação pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagem espacial, viagem no tempo, viagem mais rápida que a luz, universos paralelos, mudanças climáticas, totalitarismo e/ou vida extraterrestre.

É consenso entre escritores e leitores, que a ficção científica deva conter uma extrapolação cuidadosa e bem informada de fatos, princípios ou tendências científicas, mesmo que a ciência apresentada nos enredos seja irreal, ainda não exista ou seja improvável. A ciência não precisa ser da área de Exatas ou Biológicas, podendo conter análises e estruturas antropológicas, sociológicas e filosóficas para se basear. A obra precursora do gênero, o romance de Mary Wollstonecraft Shelley, Frankenstein ou o Prometeu Moderno(1818), foi o primeiro a utilizar-se da separação entre ciência e misticismo para aplicar em um enredo. Outros como e O Último Homem(1826),ou a obra de Robert Louis Stevenson,O Médico e o Monstro(1886) são também considerados ficção científica. A ausência deste componente científico classificaria obras em Fantasia ou Horror, como enquanto Drácula, de Bram Stoker(1897).

Há, evidentemente, muitos tipos de ficção científica. Os dois principais tipos são a ficção científica soft como por exemplo as séries televisivas Star Trek(Jornada nas Estrelas), Battlestar Galactica e Doctor Who, e também a ficção científica hard como por exemplo os filmes 2001: Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e Solaris. Há também alguns filmes que se utilizam de temas recorrentes na ficção científica embora tenham mais características do gênero fantasia, como por exemplo a série de filmes Star Wars, classificada como fantasia científica e space opera.

Características:

A ficção científica se baseia em grande parte em escrever sobre mundos, futuros e cenários alternativos possíveis e de maneira racional. Diferentemente da fantasia, no contexto narrativo da FC encontramos elementos imaginários, inspirados em fatos reais ou do passado, que estão cientificamente estabelecidos ou postulados por leis e princípios científicos, ainda que o enredo permaneça imaginativo.

Uma boa parte da ficção científica se baseia no conceito da suspensão de descrença, que possibilita ao leitor em acreditar nas explicações, soluções e postulados ficcionais baseados em ciência que estão em uma determinada obra.

Alguns elementos tratados com frequência na ficção científica são:

  • Princípios científicos novos ou que contradizem as leis da física, como viagem no tempo ou wormholes.

  • Personagens alienígenas, mutantes, robóticos, holográficos, androides, bem como personagens que desafiem a evolução humana ou a própria definição do que significa ser humano.

  • Universos paralelos e outras dimensões e a viagem entre nossa realidade e estes outros lugares.

  • Tempo estabelecido no futuro, em linhas do tempo alternativas ou no passado histórico que contradizem os fatos históricos e arqueológicos conhecidos e estabelecidos.

  • Cenários baseados no espaço, em outros corpos celestes ou em viagens inter e extrassolares.

  • Cenários baseados no interior da crosta do planeta Terra ou em outros planetas.

  • Tecnologia plausível como armas de laser, teletransporte, computadores humanoides e/ou conscientes.

  • Diferentes ou novos sistemas políticos: utopias, distopias, pós-apocalipse.

  • Habilidades paranormais, como telepatia, telecinese e controle da mente, baseada em princípios científicos, ficcionais ou não.

Uma das características únicas do gênero é a sua forte comunidade de fãs, da qual muitos autores também fazem parte. Existem grupos locais de fãs um pouco por todo o mundo que fala inglês, e também no Japão,Europa e em outros locais. É frequente que estes grupos publiquem os seus próprios trabalhos. Existem muitas revistas de fãs (e também algumas profissionais) que se dedicam apenas a informar o fã de ficção científica de todas as vertentes do gênero. Os principais prêmios da ficção científica, os Prêmios Hugo, são atribuídos pelos participantes da convenção anual Worldcon, que é organizada quase exclusivamente por fãs voluntários.

E você, curte esse gênero? Conta pra gente!

Como falamos no começo do post, esse é nosso último post sobre o tema. Não deixe de conferir os demais gêneros clicando aqui!

Ah, e se não tiver encontrado algum tema e quiser nos sugerir, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou pelo e-mail: contato@editorabookmarks.com

Até a próxima!

141 visualizações
Assine nossa newsletter

© 2020 por Editora Bookmarks

contato@editorabookmarks.com | Caixa Postal: 1037 - CEP 13500-972 - SP