Mês de prevenção e combate ao alcoolismo e uso de drogas


O mês de fevereiro é considerado o Mês de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool causam, não só ao organismo do usuário, como também à sociedade como um todo.


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos utiliza drogas ilícitas. A dependência de drogas e álcool é considerada uma doença pela OMS e vem tomando proporções tão graves que está se tornando um problema de saúde pública mundial muito discutido. Acreditamos que esse é um tema de extrema importância para discussão e ações de prevenção, especialmente no que diz respeito aos jovens.


No livro Depois da Tempestade, da autora J. Lynn Bailey, Livia passa a abusar de medicamentos prescritos e do álcool como uma forma de abafar a dor e só consegue perceber que não tem mais controle sobre si mesma quase quando já é tarde demais. É por isso que durante todo o mês de fevereiro vamos falar sobre o assunto. Nossa intenção é abrir discussões e fornecer informação do que nós, enquanto indivíduos, podemos fazer para prevenir, identificar e ajudar no problema. Além disso, teremos ações com influenciadores literários falando sobre o romance da J. Lynn Bailey.


E se você está nesta condição, procure ajuda. Fale com alguém da sua confiança. Você não está sozinho.


Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo