Quarta página: por que a diagramação do e-book é diferente do livro físico?



Olá, Booklovers!


Muitos de vocês já devem ter imaginado que fazer um e-book é um processo simples, afinal, é só pegar o texto que já foi diagramado para o livro físico e converter no formato de e-book, não é mesmo?



Resposta errata!

Para fazer um e-book, é preciso uma nova diagramação. A diferença mais importante entre a diagramação de um e-book para a de livro físico é que na diagramação de livro físico o texto é estático, enquanto no e-book, o texto é fluido, ou seja, precisa "fluir" para se ajustar ao tamanho da tela. E-books não têm páginas como em um livro impresso, o texto é corrido e para um capítulo começar em uma página diferente, são necessárias algumas configurações diferentes. Como não possuem páginas, não há numeração, e sim posições. Para referenciar tudo isso no índice, usamos uma tabela de conteúdo que possui hiperlinks para os capítulos individuais e/ou seções do livro. E o leitor vai precisar usar a função de busca do e-reader para procurar palavras ou tópicos específicos.


Como e-books possuem o texto corrido, não há cabeçalhos e rodapés neles. As notas de rodapé se tornam "notas finais". Há a opção de colocá-las no final de cada "sessão (capítulos) ou no fim do livro. Além disso, para garantir a previsibilidade da colocação, as imagens devem estar em consonância com o texto e centrado.

Por falar em imagens, chegamos ao ponto principal do nosso post de hoje. Alguns leitores nos perguntam por que não usamos o mesmo projeto gráfico do livro físico para os e-books, tendo em vista que a formatação dos nossos e-books são mais "simples".


Por essa necessidade de fluidez do texto que comentamos acima, os eReaders atuais não tem boa compatibilidade com imagens. Além disso, a Amazon não fornece suporte à imagens. Isso quer dizer que mesmo usando imagens png (imagens com fundo transparente), seja na abertura dos capítulos, em quebras ou qualquer parte do texto, elas perdem a transparência, o que faz com que fiquem com fundo branco.


Quando você usa o Kindle ou o app em algum dispositivo no modo normal, isso não faz tanta diferença, pois o fundo é branco. Mas para quem usa o modo noturno, por exemplo, vê um quadro branco em volta da imagem, conforme os exemplos abaixo:





Além de esteticamente desagradável, isso atrapalha a experiência de leitura de quem não usa o modo normal. Imagina estar lendo à noite, com a luz apagada e o seu dispositivo em modo noturno e de repente aparecer uma grande imagem branca? Incomoda, não é mesmo?


Após vários testes e analisar muito, chegamos a conclusão de que queremos que a experiência de leitura seja igual para todos os nossos leitores, sejam os que usam o Kindle ou o app em outros dispositivos. Por essa razão, optamos por fazer uma formatação mais simples e que funcione bem em todos os dispositivos de leitura. Mas como a gente AMA uma fofura e livros lindos, caprichamos muito na diagramação dos impressos!

Conta pra gente: você lê e-book no Kindle ou tem o app instalado em outro dispositivo? Já passou pela experiência de ler um e-book em que a diagramação incomodou ou atrapalhou a leitura? Deixe a sua experiência aí nos comentários. <3

Até a próxima!



15 visualizações
Assine nossa newsletter

© 2020 por Editora Bookmarks

contato@editorabookmarks.com | Caixa Postal: 1037 - CEP 13500-972 - SP