Quarta página: Tipos de textos narrativos


Olá, Booklovers!

Vocês já devem ter ouvido falar por aí em conto, novela, romance... mas você sabe qual a diferença entre eles? O que caracteriza cada tipo de publicação? Não? Então vem com a gente que hoje vamos falar sobre os tipos de textos narrativos. :)


O principal objetivo de um texto narrativo é contar um fato. E o segundo principal objetivo é que este fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir estes objetivos, ele perde seu valor.


Vamos conhecer as características de cada um deles?


  • Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal e vários outros núcleos. Possui um número grande de personagens e outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo. Um romance geralmente possui acima de 40 mil palavras.

  • Novela: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o Romance (possui entre 20 e 40 mil palavras). Costuma se desenvolver em torno de um único conflito e também possui um número reduzido de personagens em relação ao romance. Em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas um personagem. É diferente da telenovela, que se origina dos folhetins e possui vários núcleos e formatos mais extensos.

  • Conto: É uma narrativa curta que em geral, apresenta um número reduzido de personagens em relação à novela e ao romance. A ação costuma ocorrer em um curto espaço de tempo e geralmente e a história gira em torno de um único conflito. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico. Um conto pode possuir até 20 mil palavras.

Esses são os tipos de textos narrativos mais comuns, mas a literatura ainda apresenta outros, como:

Crônica: muitas vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. Também se utiliza de ironia e/ou sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, mas quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.

Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente, no objetivo do texto, que é o de dar algum ensinamento, uma moral. Outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos.

Parábola: é a versão da fábula com personagens humanos. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo. Para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas.

Apólogo: é semelhante à fábula e à parábola, mas pode se utilizar das mais diversas e alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não. Da mesma forma que as outras duas, ilustra uma lição de sabedoria.

Anedota: é um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. É geralmente breve e depende de fatores como entonação, capacidade oratória do intérprete e até representação. Nota-se então que o gênero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer também em linguagem escrita.

Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, se torna conhecida e só depois é registrada através da escrita. O autor, portanto é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidos, santos ou revolucionários.


Alguns textos narrativos não são mais produzidos, como histórias de cavalaria, epopeia, entre outros. E também ainda existem as de caráter popular, produzida pelo povo, como as literatura de cordel, piadas, os atuais memes e muitos outros.


Qual seu tipo de texto narrativo favorito? Você costuma ler algum que não seja a novela?

Conta pra gente!

Até a próxima.


0 visualização
Assine nossa newsletter

© 2020 por Editora Bookmarks

contato@editorabookmarks.com | Caixa Postal: 1037 - CEP 13500-972 - SP